"Manual para mulheres de limpeza", de Lucia Berlin, vence prémios em Espanha e nos EUA

por Lusa

Lisboa, 22 jun (Lusa) -- O livro "Manual para mulheres de limpeza", de Lucia Berlin, venceu o California Book Award, para melhor livro de ficção, nos Estados Unidos, e o Prémio Libreter, em Espanha, informou hoje a editora.

O Prémio Libreter é anualmente atribuído pelo Grémio de Livreiros da Catalunha (Espanha) ao melhor livro de literatura estrangeira.

Considerado melhor livro do ano pelos jornais The New York Times e The Guardian, e `bestseller` pelo New York Times, o livro, editado a título póstumo, foi também considerado "o segredo mais bem guardado da literatura americana".

Depois de décadas sem que visse a obra reconhecida pela crítica e pelo público, Lucia Berlin já foi considerada a "descoberta literária do ano".

"Manual para mulheres de limpeza", publicado em Portugal pela Alfaguara, do grupo Penguin Random House, reúne 43 das 77 histórias que Lucia Berlin escreveu ao longo da vida, nas quais, segundo a editora, "com um estilo muito próprio", "faz eco da sua própria experiência -- tão rica quanto turbulenta".

No livro, a autora, que é comparada a escritores como Raymond Carver, Richard Yates, Marcel Proust e Chekov, "cria verdadeiros milagres a partir da vida de todos os dias", em histórias de mulheres, acrescenta a editora.

"Mulheres que riem, choram, amam, bebem, vivem e sobrevivem. Histórias de mães e filhas, casamentos fracassados e gravidezes precoces. Histórias de emigração, riqueza e pobreza, solidão, amor e violência".

Nascida a 12 de novembro de 1936, no Alasca, Lucia Berlin publicou os primeiros contos aos 24 anos, em várias publicações, incluindo The Noble Savage, uma revista literária dirigida pelo escritor Saul Bellow.

Escreveu de forma esporádica até à década de 1980, altura em que decidiu publicar o primeiro livro de contos, "Angels Laundromat" ("Anjos da lavandaria", em tradução livre).

As suas histórias estão intimamente ligadas às suas recordações, como a infância em comunidades mineiras do interior do continente americano, a adolescência em Santiago do Chile, a mudança constante de casa, os três casamentos falhados, o alcoolismo e os variadíssimos empregos que teve para criar os quatro filhos, designadamente de enfermeira, telefonista, mulher de limpeza e professora de escrita criativa.

Na década de 1990, foi promovida a professora associada da Universidade de Colorado Boulder.

Lucia Berlin morreu no dia do seu aniversário, em 2004, na Califórnia, para onde se mudara poucos anos antes, para viver perto dos filhos.

Ao longo da vida, publicou seis livros de contos. A seleção dos seus melhores contos está reunida em "Manual para mulheres de limpeza", dado à estampa pela Alfaguara, do grupo Penguin Random House, e chegou às livrarias portuguesas a 04 de maio último.

Tópicos
pub