Mariza e Camané entre os 17 distinguidos com Prémios Amália Rodrigues

por Agência LUSA

Os Prémios Amália Rodrigues, instituídos pela primeira vez este ano pela fundação com o nome da fadista, distinguiram 17 personalidades da área da música, entre elas Mariza e Camané.

Dos 17 prémios, apenas os de Revelação Fadista, atribuídos a Carmo Rebelo de Andrade e a Ricardo Ribeiro, têm valor pecuniário de 1.250 euros.

Os prémios, frisou António Manuel de Morais, membro do júri e do Conselho de Administração da Fundação Amália Rodrigues, são "fundamentalmente distintivos para memorizar e honrar a figura" da fadista.

Entre as várias categorias, Mariza é distinguida com o Prémio Internacional pela Divulgação da Música Portuguesa, Camané é considerado o Melhor Intérprete Masculino de Fado, enquanto que Ana Sofia Varela recebe o mesmo galardão para artista feminino.

Entre os distinguidos estão alguns que conviveram com a fadista, falecida a 06 de Outubro de 1999, nomeadamente Carlos Gonçalves (Melhor Guitarra Portuguesa), Joel Pina (Melhor Viola Baixo), José Fontes Rocha (Melhor Compositor de Fado), e Raul Nery (Prémio Carreira).

O poeta José Luís Gordo, que será homenageado sexta-feira pelo município da Vidigueira, receberá o Prémio Amália Rodrigues para Melhor Poeta de Fado.

pub