Memorial na Vieira de Leiria, na Marinha Grande, congrega reflexão sobre a República

por Lusa

Uma homenagem à República acontece na quarta-feira junto ao Memorial do Conhecimento, na Vieira de Leiria, Marinha Grande, no distrito de Leiria, num ato que pretende lançar a reflexão sobre o estado do republicanismo.

A iniciativa acontece no dia 05 de outubro, no 112.º aniversário da Implantação da República, por ação de "um movimento espontâneo", "não colado a nenhum espetro político" e "o mais republicano e laico possível", explicou à agência Lusa Fernando Crespo, autor do memorial inaugurado em 2020, então apresentado como uma homenagem ao republicanismo.

"Não me lembro nos últimos anos de, no 05 de outubro, ter sido feita alguma homenagem à República", afirmou o artista, justificando assim, em simultâneo, a obra que criou na sua terra natal e o momento que terá lugar na quarta-feira.

A intenção é a de que o Memorial do Conhecimento se fixe como catalisador de uma cerimónia de comemoração da República.

"Um grupo de amigos, para quem a República significa alguma coisa, quer que aquele passe a ser, sempre às 11:00 do dia 05 de outubro, o `meeting point` para evocar o ideal republicano".

Na iniciativa, "toda a gente é bem-vinda" e "quem quiser discursar, discursa", porque "a República é efetivamente aquilo que quisermos fazer dela", frisou o escultor. 

"Nos dias que correm, não faz mal nenhum evocar a República. Por uma questão cívica e porque há muita coisa que está a descambar", uma vez que "a democracia tem sido muito maltratada, nomeadamente pelas pessoas que a representam [em Portugal] e, sobretudo, no contexto internacional, com todos os sobressaltos que o mundo tem passado. Estamos a semear muitos ventos e vamos colher tempestades", antecipou Fernando Crespo.

A escultura da Vieira de Leiria junto à qual vai decorrer a cerimónia simboliza a diferença "entre o homem que está limitado pelo conhecido e que está em risco e o homem livre".

"Sinto-me responsável e confortado por ter produzido um instrumento de reflexão", disse o escultor, orgulhoso pela mesma inspirar a reflexão prevista para este dia 05 de outubro.

"A República merece ser acarinhada e este será, ali, um encontro para refletirmos um bocadinho acerca da República. É quase um paradoxo, mas é hoje um valor em risco", concluiu.

 

pub