Morreu o estilista Paco Rabanne

por RTP
Fotografia do estilista Paco Rabbane, em 1994 Reuters

Francisco Rabaneda Cuervo, mais conhecido como Paco Rabanne, morreu em Portstall, aos 88 anos.

"Com profunda tristeza, Puig anuncia a morte de Paco Rabanne", anunciou o grupo catalão Puig, dono da marca Paco Rabanne, em comunicado de imprensa citado pela agência AFP.

Nome maior da moda e da perfumaria, o costureiro franco-espanhol morreu em França, onde vivia há vários anos, no passado domingo, mas a notícia só foi confirmada esta sexta-feira.

O estilista nasceu em Espanha, mas estava a viver em França desde a Guerra Civil Espanhola. O empresário, que dá nome à famosa marca de perfumes, tinha 88 anos. 

Estudou na Escola Nacional Superior de Belas Artes, em Paris, onde desenvolveu o seu talento por moda. Começou por desenhar acessórios para coleções de alta-costura de marcas como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin e em 1966 apresentou a sua primeira coleção em Paris.

O artista marcou o mundo da moda por mais de meio século, sendo conhecido pela sua excentricidade e pelas criações com elementos metálicos.

Para além da carreira no mundo da moda, o criador espanhol também se dedicou à perfumaria, tendo a primeira fragrância sido lançada em 1969.

Em 2000, Paco Rabanne foi distinguido com a Medalha de Ouro nas Belas Artes e em 2010 com o Prémio Nacional de Moda. O esilista também era membro da Legião de Honra Francesa desde 1989.


Tópicos
pub