Mulheres e `rap` vencem principais prémios norte-americanos de música Grammy
Los Angeles, Estados Unidos, 11 fev (Lusa) - As mulheres estiveram em destaque nos prémios norte-americanos de música Grammy ao vencerem no domingo, em Los Angeles, nas categorias de Melhor Álbum do Ano e de Melhor Jovem Artista, enquanto o `rap` conquistou importantes troféus.
"Golden Hour", de Kacey Musgraves, venceu o Melhor Álbum do Ano e Dua Lipa ganhou o prémio de Melhor Jovem Artista.
Childish Gambino foi o grande vencedor da noite, recebendo quatro prémios, incluindo Melhor Videoclip e Melhor Desempenho Rap/Cantado."This is America" foi eleita a canção do ano, uma crítica à violência e ao racismo nos Estados Unidos.
Já Drake surpreendeu o mundo da música quando surgiu no palco para aceitar a distinção de Melhor Canção Rap.
Drake, que raramente assiste a este tipo de cerimónias, foi premiado pelo seu grande sucesso, "God`s Plan".
O `rap` vinha de um longo período de derrotas nos Grammy. A última vez que um rapper ganhou o Álbum do Ano foi em 2004, com "Speakerboxxx/The Love Below", dos Outkast, e poucos tinham vencido a distinção de Melhor Jovem Artista.
Cardi B fez história como a primeira artista a solo a ganhar o Melhor Álbum de Rap (Lauryn Hill venceu como membro do grupo Fugees nos Grammy de 1997).
A cerimónia de domingo em Los Angeles começou com um grupo de mulheres, que incluía Michelle Obama e Lady Gaga, a descreverem o papel da música nas suas vidas.
A abertura contrastou com os Grammy do ano passado, onde os desempenhos masculinos dominaram as nomeações e a única mulher a competir pelo prémio principal, Lorde, não chegou a pisar o palco.
Contudo, este ano, Gaga, Brandi Carlile e Kacey Musgraves ganharam três distinções cada.
Carlile ganhou três prémios na categoria Americana. Gaga também venceu três, incluindo o Melhor Desempenho Pop para Duo ou Grupo, uma vitória que dividiu com Bradley Cooper.
Gaga, agora nove vezes vencedora de um Grammy, ganhou o prémio de melhor performance a solo com "Joanne", enquanto o sucesso "Shallow", de "Assim Nasce Uma Estrela", também foi distinguida, estando nomeada para um Óscar, já depois de arrecadar um Globo de Ouro.
Na música `country`, Musgraves ganhou o melhor álbum, com "Golden Hour", melhor desempenho a solo, com "Butterflies", e melhor música, com "Space Cowboy".
Diana Ross foi aplaudida de pé quando surgiu no palco para tocar "Reach Out and Touch (Somebody`s Hand)" and "The Best Years of My Life".
Ariana Grande venceu o seu primeiro Grammy, com "Sweetener", na categoria de Melhor Álbum Pop.
c/Lusa