"O sonho" de August Strindberg é próxima estreia do Teatro Experimental de Cascais

por Lusa

A peça "O Sonho", de August Strindberg, uma produção do Teatro Experimental de Cascais (TEC), encenada por Carlos Avilez, estreia-se no dia 05 de julho no Teatro Municipal Mirita Casimiro, integrada no 36.º Festival de Almada.

O espetáculo, coproduzido pela Escola Profissional de Teatro de Cascais, conta com a participação especial de Ruy de Carvalho e com a interpretação dos atores Miguel Amorim, Luiz Rizo, Renato Pino, Sérgio Silva e Teresa Côrte-Real, de acordo com a informação hoje divulgada pela companhia.

A peça "O Sonho" foi escrita em 1901 pelo dramaturgo sueco August Strindberg e apresentada pela primeira vez em Estocolmo, a 17 de abril de 1907.

É até hoje um dos dramas mais admirados e influentes de Strindberg, considerado um importante precursor do expressionismo dramático e do surrealismo.

A personagem principal da peça é Agnes, filha do deus Indra, que desce à Terra para compartilhar dos problemas dos humanos, e encontra cerca de 40 personagens, algumas delas com um valor claramente simbólico (como quatro reitores representando a Teologia, a Filosofia, a Medicina e o Direito).

Após experimentar todos os tipos de sofrimento humano, como a pobreza, a crueldade ou a rotina da vida familiar, Agnes percebe que os humanos são dignos de pena.

A filha dos deuses regressa então ao céu, e este momento corresponde ao acordar de uma sequência de eventos semelhantes a sonhos.

"O Sonho" vai estar em cena até dia 31 de julho, integrado no 36.º Festival de Almada, que decorre entre 4 e 18 de julho e cujo grande homenageado é o encenador Carlos Avilez, fundador do TEC.

Tópicos
pub