Pedro Calapez galardoado em Espanha com Prémio de Arte Gráfica 2005

por Agência LUSA

O artista português Pedro Calapez foi galardoado com o Prémio Nacional de Arte Gráfica 2005 em Espanha, em reconhecimento pelo seu "peculiar processo de trabalho", que envolve o uso de lápis ópticos em fotografias paisagísticas ou detalhes arquitectónicos.

"Imagens que nem sempre tem como objectivo chegar a qualquer suporte físico, ainda que em algumas alturas apareçam como obra gráfica seriada", explicou o júri.

Nascido em Lisboa em 1953, onde vive e trabalha, Calapez foi reconhecido na edição deste anos dos Prémios, atribuídos pela Calcografia Nacional da Real Académica de Belas Artes espanhola, conjuntamente com Joan Hernández Pijuan, de Barcelona e Dário Urzay, de Bilbao.

Calapez foi escolhido por um júri que avaliou dezenas de candidaturas de artistas que trabalhem em todos os processos de geração de imagens múltiplas: litografia, serigrafia ou técnicas digitais, por exemplo.

O artista português realizou já dezenas de exposições individuais e colectivas tanto em Portugal como no estrangeiro, tendo recebido, entre outros, o Prémio União Latina (1990), o Prémio de Desenho da Fundação Pilar e Joan Miro (1995), o Prémio "Ciutar de Palma" (1999) e o Prémio EDP-ARTE (2001).

Joan Hernández Pijuan recebeu o prémio pela sua "dedicação contínua ás artes gráficas nas suas diferentes modalidades, bem como no ensino e difusão" dos processos existentes, enquanto Dário Urzay foi reconhecido pela sua recente actividade incluindo criações para vestuário desportivo "que representam a ruptura dos padrões convencionais de consumo da imagem gráfica".

Entre 10 e 15 obras de cada um dos três artistas premiados serão agora seleccionadas par uma mostra que se espera seja inaugurada em Janeiro de 2006 na Real Academia de Belas Artes de São Fernando.

ASP.

Lusa/Fim


pub