Pepetela recebe prémio Escritor Galego Universal 2007

por Agência LUSA
A sua bibliografia inclui títulos como "Mayombe", "O Cão e os Calus", "Jaime Bunda, o agente secreto" e "Predadores" DR

O escritor angolano Pepetela recebe no sábado em Santiago de Compostela o prémio Escritor galego universal 2007, sendo o primeiro autor de língua portuguesa e, em simultâneo, o primeiro africano a obtê-lo.

Contactado pela Lusa, o autor de "Mayombe" declarou ter ficado "muito satisfeito" e sentir uma "grande honra" por receber o prémio.

Atribuído pela Associação de Escritores de Língua galega, AELG, o prémio, inicialmente, distinguia apenas autores nesta língua, mas o regulamento foi recentemente alterado e agora qualquer escritor, de qualquer nacionalidade, desde que traduzido, pode recebê-lo.

O júri - todos os escritores da AELG - distingue anualmente um autor "cujas obra e personalidade tenham um alto conteúdo ético e estético que os transforme numa referência para o seu povo na defesa da dignidade nacional e humana".

Na edição de 2006, a Associação instituiu um prémio para cada género literário - narrativa, teatro, poesia, tradução e ensaio.

No ano passado, o galardoado foi o escritor palestiniano Mahmud Darwish.

Nascido em 1941 em Benguela, Pepetela, pseudónimo literário de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, é um dos maiores escritores angolanos, autor de uma vasta obra ficcional, premiada nacional e internacionalmente.

A sua bibliografia inclui títulos como "Mayombe", "O Cão e os Calus", "Yaka", "A Geração da Utopia", "A Gloriosa Família, o Tempo dos Flamingos", "A Parábola do Cágado Velho", "Jaime Bunda, o agente secreto" e "Predadores".

A cerimónia de entrega do prémio, no Hotel Porta do Caminho, será complementada com conferências sobre a obra de Pepetela nas universidades de Santiago, Corunha e Vigo até quarta-feira.

pub