Peregrinos impedidos de ir a Fátima e vítimas da pandemia inspiram Vortice Dance

por Lusa

Leiria, 05 mai 2020 (Lusa) - Um espetáculo construído como um memorial a todos os peregrinos impedidos de ir a Fátima, no 13 de maio, e a quem morreu devido à pandemia de covid-19, é a próxima produção da Vortice Dance, anunciou hoje a companhia. 

Com estreia agendada para a noite de 12 de maio, após as celebrações oficiais no Santuário de Fátima, "Pellegrino" é uma instalação de `videomaping` com dança, que será projetada na fachada do edifício dos Missionários da Consolata, em Fátima, e transmitida pela Internet. 

Segundo os coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, citados em comunicado da Vortice Dance, que tem sede em Fátima, "Pellegrino" é "uma mensagem de esperança no futuro", e foi criado como "um memorial a todos os peregrinos que este ano, devido à pandemia de covid-19, não se podem deslocar a Fátima, assim como a todos aqueles que pereceram com a doença". 

Segundo os dois criadores, o espetáculo "é também uma forma de gratidão para com toda a comunidade médica e hospitalar", e tem uma componente comunitária e interativa: foi lançado um apelo para partilha de fotografias de peregrinação, que a Vortice conta utilizar na produção, em que também serão relembrados outros projetos da companhia para Fátima, como "Fátima, o dia em que sol bailou" ou "Magnificat, padre Formigão o apóstolo de Fátima". 

A companhia pede a quem queira enviar fotografias, individuais ou de grupos de peregrinos, que o faça pelo endereço de `email` vortice.dance@gmail.com, até 10 de maio, com a indicação de autorização de utilização da fotografia para efeitos do espetáculo "Pellegrino", e informação do local onde foram tiradas ou de onde os peregrinos são naturais. 

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 250 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Portugal contabiliza 1.074 mortos associados à covid-19, em 25.702 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, hoje divulgado.

Relativamente ao dia anterior, há mais 11 mortos (+1%) e mais 178 casos de infeção (+0,7%).

Das pessoas infetadas, 818 estão hospitalizadas, das quais 134 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.712 para 1743.

Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Tópicos
pub