Petição contra Museu do Estado Novo tem quase 10.000 subscritores

| Cultura
Petição contra Museu do Estado Novo tem quase 10.000 subscritores

Já são mais de 9.900 os subscritores da petição que pede uma ação do Governo contra o projeto da criação de um Centro Interpretativo e Museu do Estado Novo em Santa Comba Dão, onde nasceu Salazar.

A escritora Maria Teresa Horta é uma das subscritoras e, em entrevista à Antena 2, considerou “inconcebível” a abertura deste museu.

“Uma pessoa abre um museu a pessoas que merecem que se abra um museu”, declarou a autora, relembrando que Salazar “conseguiu fazer uma das ditaduras mais prolongadas que houve”.

Já a signatária Maria do Rosário Gama, ex-presidente da APRE!, considera que o Museu de Santa Comba Dão é uma "homenagem" a um líder do Estado Novo que pode contribuir para o renascimento de movimentos de extrema-direita.

Para o historiador Miguel Cardina, está em causa o complexo memorial com a criação do centro interpretativo do Estado Novo.

Os peticionários apoiam também a carta dirigida ao Governo, a 12 de agosto, assinada por mais de 200 ex-presos políticos que apelam à intervenção do Governo para impedir a concretização deste projeto.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.