Petição contra Museu do Estado Novo tem quase 10.000 subscritores

por Antena 1

Já são mais de 9.900 os subscritores da petição que pede uma ação do Governo contra o projeto da criação de um Centro Interpretativo e Museu do Estado Novo em Santa Comba Dão, onde nasceu Salazar.

A escritora Maria Teresa Horta é uma das subscritoras e, em entrevista à Antena 2, considerou “inconcebível” a abertura deste museu.

“Uma pessoa abre um museu a pessoas que merecem que se abra um museu”, declarou a autora, relembrando que Salazar “conseguiu fazer uma das ditaduras mais prolongadas que houve”.

Já a signatária Maria do Rosário Gama, ex-presidente da APRE!, considera que o Museu de Santa Comba Dão é uma "homenagem" a um líder do Estado Novo que pode contribuir para o renascimento de movimentos de extrema-direita.

Para o historiador Miguel Cardina, está em causa o complexo memorial com a criação do centro interpretativo do Estado Novo.

Os peticionários apoiam também a carta dirigida ao Governo, a 12 de agosto, assinada por mais de 200 ex-presos políticos que apelam à intervenção do Governo para impedir a concretização deste projeto.
pub