Portugal acolhe primeira Conferência Mundial da UNESCO sobre Educação Artística

por Agência LUSA

Cerca de 750 especialistas nacionais e estrange iros participam a partir de segunda-feira, em Lisboa, na 1ª Conferência Mundial sobre Educação Artística, organizada pela UNESCO para promover o papel das artes no desenvolvimento humano.

Em declarações à Agência Lusa, Manuela Galhardo, secretária executiva d a Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ci ência e Cultura), explicou que um dos objectivos da conferência é "criar directr izes que venham a ser aplicadas no sector da educação dos países-membros".

"A educação artística tem sido rotulada como uma área menor, mas deve s er considerada um bem social tal como a saúde", defendeu a responsável, comentan do que este tema tem vindo a ganhar importância a nível mundial.

A conferência, que decorre durante quatro dias, irá reunir professores, investigadores e peritos ligados ao ensino das práticas artísticas, nomeadament e artes visuais, performativas, dança, música, teatro, escrita criativa e poesia .

De acordo com Manuela Galhardo, a UNESCO considera que "num contexto mu ndial de intolerância e conflitos, a educação artística pode ser um veículo para a sua prevenção".

Salientou que a educação para as artes está fortemente ligada ao desenv olvimento da criatividade, "um instrumento decisivo no progresso tanto económico como da sociedade em geral".

"A criatividade está ligada à inovação e é transversal a várias áreas d o conhecimento", sublinhou ainda Manuela Galhardo, acrescentando que um dos gran des objectivos da conferência é promover a criatividade no ensino das práticas a rtísticas nas escolas, sobretudo aos alunos mais desfavorecidos social e economi camente.

A UNESCO lançou em 1999, por ocasião da 30ª sessão da sua Conferência G eral, em Paris, um apelo internacional aos seus 191 estados-membros para a promo ção da educação artística nas escolas.

Três países candidataram-se à organização da primeira conferência mundi al sobre o tema: Canadá, Coreia do Sul e Portugal.

"O Canadá tem muita experiência nesta área e a Coreia do Sul tem aposta do também muito em projectos de educação para todos", referiu a responsável, mas foi Portugal o país que viria a ser escolhido para acolher esta reunião magna d urante quatro dias no Centro Cultural de Belém.

As razões da escolha da UNESCO "têm a ver com os laços de Portugal com outras regiões do mundo, nomeadamente os países de língua oficial portuguesa na África e na América do Sul, ligações essas que são conhecidas internacionalmente e que lhe conferem um importante papel de mediador".

A Conferência Mundial da UNESCO sobre Educação Artística, em cuja abert ura, segunda-feira, estará presente o secretário-geral da UNESCO, Koichiro Matsu ura, é organizada em conjunto pelos ministérios da Educação, da Cultura, da Ciên cia, Tecnologia e Ensino Superior e dos Negócios Estrangeiros.

Em declarações à Agência Lusa, Carlos Melo Santos, coordenador da Comis são Organizadora do evento, indicou que o encontro prevê a participação, como co nferencistas, de personalidades como o neurocientista António Damásio e Ken Robi nson, um dos grandes especialistas da UNESCO nesta área.

Também serão oradores, entre outros, Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, e Guilherme d`Oliveira Martins, na qualidade de presidente do Centro Nacional de Cultura.

Carlos Melo Santos adiantou que a conferência abrange todas as áreas ar tísticas, e que as palestras e debates serão intercalados com espectáculos de da nça, música e circo.

Avaliação do impacto sócio cultural e económico da educação artística, métodos de ensino/formação de professores, o papel da arte e da criação artístic a na formação intelectual são alguns dos temas a debater no encontro, que decorr erá até dia 09 de Março.

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