Programa Europa Criativa tem quase 2,5 mil milhões de euros para setores culturais e criativos

por Antena 1

Hoje e amanhã é lançado o Programa Europa Criativa, um programa da União Europeia de apoio aos sectores culturais e criativos. São quase 2,5 mil milhões de euros. O que significa um aumento de 50%, em comparação com o programa anterior. Este programa é para o período 2021-2027 e, segundo a ministra da Cultura, Graça Fonseca, tem já em conta a crise provocada pela pandemia.

O programa lança avisos para que os diferentes agentes possam concorrer a este apoio. Tal como já acontecia. Não há montantes estabelecidos para cada país. A candidatura faz-se a nível europeu, esclarece a ministra Graça Fonseca... os agentes em Portugal partem em pé de igualdade com os outros dos outros países.

Os diferentes agentes vão poder candidatar-se em pé de igualdade, mas haverá um destaque para a área da música, pela primeira vez, anuncia a ministra Graça Fonseca. Isto porque esta foi uma área particularmente afetada nos últimos tempos.

A conferência de apresentação do programa Europa Criativa acontece hoje e amanhã em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos e no Centro Cultural de Belém.
pub