Quarteto de Cordas de Matosinhos assinala dez anos em concerto com Pedro Burmester

por Lusa

Matosinhos, Porto, 07 out (Lusa) -- O Quarteto de Cordas de Matosinhos celebra hoje o seu décimo aniversário com um concerto, de entrada gratuita, na companhia do pianista Pedro Burmester, no Salão Nobre da Câmara Municipal do concelho.

O quarteto composto por Vítor Vieira (primeiro violino), Juan Carlos Maggiorani (segundo violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) verá ainda lançado um CD comemorativo, que inclui três peças encomendadas pela Câmara Municipal de Matosinhos: "Da luz nítida da manhã", de Fernando C. Lapa, "Caged Symphonies", de Vasco Mendonça, e "In illo tempore", de Eurico Carrapatoso.

De acordo com comunicado da Câmara Municipal de Matosinhos, que abriu um concurso público há dez anos para a criação do conjunto, o concerto vai contar com a interpretação de "Cinco movimentos sobre o mar", de Carlos Azevedo, "Olhares do acaso", de Fernando Bessa Valente, e o Quinteto com piano em Sol menor, op.57, de Schostakovich.

Também hoje, vai ser editada a partitura de "Ella... Fantasia para quarteto de cordas", do pianista e compositor Óscar da Silva (1870-1958), que faz parte do espólio da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Como recorda a autarquia, "o Quarteto de Cordas de Matosinhos alcançou nestes dez anos de atividade um lugar destacado no panorama musical português e internacional", tendo conquistado o prémio Rising Stars da European Concert Hall Organisation, "galardão que lhe permitiu realizar uma digressão pelos mais importantes palcos europeus, como o Barbican de Londres, o Concertgebouw de Amesterdão ou o Muzikverein de Viena".

O concerto tem o começo previsto para as 21:30 de hoje.

TDI // MAG

 

Tópicos
pub