Roger Waters pede a Conan Osíris que boicote Eurovisão em Israel

por RTP
Conan Osíris foi escolhido para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, ao ter vencido a final do Festival RTP da Canção, a 2 de março. Pedro Pina - RTP

O músico fundador dos Pink Floyd deixou elogios a Conan Osíris, representante português no Festival Eurovisão da Canção, mas apela ao boicote deste evento, que se realiza em Telavive no próximo mês de maio, como forma de protesto pela ocupação israelita da Palestina.

A mensagem, publicada este domingo no Facebook com o titulo “Are You The One?” (És tu o tal?), é direcionada aos 41 representantes de todos os países que vão participar este ano na Eurovisão, mas faz referências diretas ao português Conan Osíris. 

Numa “carta aberta”, Roger Waters conta que escreveu uma missiva privada “ao jovem e talentoso cantor português, Conan Osíris”, pouco depois de o músico ter vencido o Festival da Canção com a música “Telemóveis”.  

“Ouvi a música, depois obtive uma tradução da letra e é sobre usar o telemóvel para fazer perguntas sobre a vida, a morte e o amor. É bastante profunda”, refere o antigo músico dos Pink Floyd.  



No entanto, Roger Waters entende que o músico português “poderia juntar-se à vasta rede de artistas que estão a responder ao apelo palestiniano para boicotarem a Eurovisão”.  

O músico britânico defende que Conan Osíris e os restantes representantes se deveriam recusar a atuar “perante uma audiência segregada em Telavive”.  

“Ele poderia mostrar que está solidário com os 189 manifestantes desarmados que foram mortos a tiro por atiradores de Israel em Gaza só no ano passado, incluindo pelo menos 35 crianças”, escreve Roger Waters.

O músico pede ainda a Osíris para que se recuse “a participar no branqueamento cultural, o qual um recente relatório da ONU chama de crimes de guerra de Israel e possíveis crimes contra a humanidade, abstendo-se de providenciar a sua arte para branquear a sistemática limpeza étnica das comunidades indígenas palestinianas por Israel, para expandir e manter o seu Estado de apartheid”.

Roger Waters refere que até agora, Conan Osíris ainda não lhe respondeu e diz que o cantor português terá sido “abordado pessoalmente e persuadido a ir à final por uma organização chamada Creative Community for Peace (CCfP)”, uma organização que, segundo o músico britânico, está ligada “à propaganda do Governo de extrema-direita israelita”.

“Conan, eu sei quão persuasivos podem ser a CCfP e o resto da máquina de lobby israelita. (…) Boa sorte irmão, não estás sozinho”, acrescenta.  

No final da mensagem, Waters dirige-se a todos os participantes escolhidos pelos vários países para a viagem até Telavive. “Há 42 finalistas, entre eles iremos encontrar um. Aquele que tem amor suficiente no coração para se erguer e fazer a diferença (…). Aquele que vai ser lembrado por defender o lado certo da história, ao defender o amor e a verdadeira paz e justiça”, pode ler-se na mensagem.

Conan Osíris foi o músico escolhido para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção após ter vencido o Festival RTP da Canção no início de março, com o tema “Telemóveis”. 



A fase final do Eurovision Song Contest vai decorrer em Telavive, Israel, entre 14 e 18 de maio.   
Tópicos
pub