Vencedor de concurso literário foi momento "mais importante" de congresso sobre Saramago, afirma PR

por Lusa
Paulo Novais - Lusa

O Presidente da República destacou hoje a intervenção de um jovem vencedor de um concurso literário sobre José Saramago como o momento mais importante do congresso, em Coimbra, que celebra 20 anos do Nobel conquistado pelo escritor português.

"O mais importante, hoje, chamou-se Roberto Saraiva (...), o nome do premiado neste concurso José Saramago. Se me permitem, com o devido respeito pelas comunicações ilustres que certamente povoarão os vossos trabalhos ao longo de tantos dias, para mim aquele momento [da intervenção do jovem aluno da escola secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha] valeu por todo o congresso", disse Marcelo Rebelo de Sousa, na sua intervenção na sessão de abertura.

"Valeu por tudo quanto José Saramago teria gostado que fosse dito hoje e fosse sentido hoje. Valeu pela atualidade de Saramago. E valeu pela atualidade de uma mensagem que foi também uma mensagem de José Saramago", enfatizou o chefe de Estado.

Marcelo destacou também as mensagens entre intervenções, lidas por alunos de escolas profissionais na sessão de abertura do evento, "como que a dizer que não há distinção de classes entre escolas e escolas. Todas as escolas são escolas de vida", afirmou o PR.

Tópicos
pub