Viana aguarda resposta do Governo a pedido de exceção para Serenata da Romaria d`Agonia

por Lusa

Viana do Castelo, 18 ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje estar a aguardar resposta do Governo ao pedido de exceção na proibição de fogo-de-artifício, para permitir a realização, no domingo, da Serenata, durante as festas da Agonia.

"O fogo de domingo é um fogo diferente. É lançado no rio. Já falei com o secretário de Estado da Administração Interna e fiz uma exposição ao senhor ministro da Administração Interna para ser declarada a exceção. Vamos aguardar", afirmou o presidente da câmara, José Maria Costa.

O autarca, que falava aos jornalistas no final do cortejo histórico, integrado na Romaria d`Agonia adiantou que "a segurança está em primeiro lugar".

"Vamos ver qual é a resposta do Governo. Devemos respeitar o clima de segurança e a precaução que deve ser feita para que não haja incidentes na época de fogos, mas pedimos a exceção para este caso concreto, por ser um fogo diferente", referiu.

A serenata e a cachoeira de fogo-de-artifício que cai da ponte Eiffel, com o rio Lima como pano de fundo, é o número que, normalmente, assinala o final da romaria. Este foi antecipado para a noite de domingo.

Na sexta-feira, a comissão de festas da Senhora da Agonia anunciou o cancelamento das sessões de fogo-de-artifício, acatando o despacho governamental devido às condições climatéricas.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do ministro da Administração Interna assinou, na sexta-feira, o despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 18 e 22 de agosto, para os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil colocou em alerta vermelho sete distritos do norte do país, face às previsões de tempo quente e seco e vento forte.

Até segunda-feira, estarão em alerta vermelho, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

No âmbito da declaração, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementadas medidas de caráter excecional, como "a proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que possam ter sido emitidas, enquanto vigorar a situação de alerta", indica comunicado da tutela.

Para além desta medida, será aumentado o "grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas".

Também o "aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, pelas entidades competentes das áreas da saúde e da segurança social" e mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais, do Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza que integram o dispositivo de prevenção e combate a incêndios.

Até 22 de agosto, será ainda proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

"O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado", assinala.

Tópicos
pub