A vida de Horta Osório, o português que salvou o Lloyds

por RTP

Foto: Stefan Wermuth - Reuters

O maior banco inglês, chefiado por António Horta Osório, anunciou um lucro de cerca de mil milhões de euros para os contribuintes. O Tesouro britânico saiu esta quarta-feira do capital do Lloyds, recuperando com lucros o dinheiro que injetou quando a instituição estava em apuros. A RTP acompanhou em Londres a vida do banqueiro português que salvou o Lloyds da falência.

Há nove anos o Lloyds estava em apuros e precisou de uma injeção de 23 mil milhões de euros. O Tesouro britânico chegou a ter 43 por por cento do capital.

Esta quarta-feira vendeu as ultimas ações e o Lloyds passou a ser inteiramente privado. A equipa chefiada pelo banqueiro português acaba de anunciar que os contribuintes britânicos alcançaram um lucro de mil milhões de euros.

Para vencer a crise, Horta Osório operou uma revolução digital junto dos clientes. Uma reestruturação difícil à custa de despedimentos e encerramento de balcões.

A vida do banqueiro António Horta Osório em Londres é o tema de uma grande reportagem que será emitida na íntegra no programa Linha da Frente.
pub