Agência Espacial Europeia quer projetos com aplicações no universo dos PALOP

por Lusa

Um programa da Agência Espacial Europeia (ESA) lançou uma nova chamada para projetos que incorporem tecnologia especial, sendo incentivada a apresentação de aplicações que abordem problemas nos PALOP.

O Small ARTES (Programa de Investigação Avançada em Sistemas de Telecomunicações) prevê o apoio de projetos que tragam para a Terra tecnologia e conhecimento desenvolvido no espaço, como é o caso de "navegação por satélite, observação da terra e voos espaciais tripulados", criando novas aplicações em mercados como "transporte, energia, saúde, agricultura, ambiente ou segurança", informou hoje o Instituto Pedro Nunes (IPN), coordenador do projeto em Portugal.

Segundo a incubadora sediada em Coimbra, "é incentivada a apresentação de projetos que aproveitem a condição de Portugal como ponte com os países de língua portuguesa".

As relações de proximidade "justificam plenamente a aposta no potencial empresarial de projetos que abordem problemas em Angola, Moçambique ou Cabo Verde ou que tenham aplicação na área marítima", sublinha o IPN, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Os projetos, cujas candidaturas podem ser submetidas até junho, poderão assentar na "melhoria de processos e serviços operacionais já existentes ou criando novas aplicações e serviços", referiu.

Até ao momento, o IPN, enquanto embaixador do programa em Portugal, "já apoiou seis projetos em áreas tão diversas como a agricultura, energia ou recursos do mar".

As propostas selecionadas têm um financiamento de até 25 mil euros e contam com o apoio do IPN, no estudo da viabilidade financeira e técnica.

Tópicos
pub