Apoio adicional ao abono de família começa a ser pago esta terça-feira

por RTP

O apoio adicional ao abono de família é pago esta terça-feira. O montante aprovado em Conselho de Ministros é de 15 euros por mês, por criança, e é pago a cada três meses. Em entrevista à RTP, a ministra do Trabalho explicou que este é um "investimento estrutural" e um "balão de ajuda suplementar" para fazer face ao aumento do custo de vida.

"Estamos a falar de 15 euros por criança adicional ao abono de família", começou por referir a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Segundo Ana Mendes Godinho, o Governo tem procurado fazer "um investimento estrutural no aumento das prestações que são críticas, nomeadamente no abono de família, e também em alguns apoios extraordinários em função da evolução do custo de vida e do impacto da inflação".

A preocupação é que "seja um puzzle integrado e que os apoios extraordinários respondam ao momento extraordinário de uma forma diferencial e, por isso, isto também é um complemento aos 30 euros que estão a ser dados às famílias com abono de família".

"É um balão de ajuda suplementar para o momento que vivemos", frisou. "Não podemos desperdiçar uma única criança em Portugal sob pena de ser um fracasso de todos nós coletivamente".

Esta terça-feira será o primeiro pagamento e incluiu "todas as famílias que recebem abono de família", ou seja, cerca de 1,1 milhões de crianças.
pub