Apresentado o programa ECO-Mob

por Antena 1

Foto: lusa

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, afirmou hoje que vão ser instalados 49 pontos de carregamento rápido para veículos elétricos nas autoestradas e nas vias rápidas, em Portugal, até ao final deste ano.

O eco.mob é um programa de veículos elétricos na administração pública e de gestão partilhada da frota que o ministro Moreira da Silva espera ver implementado nos próximos cinco anos.

Moreira da Silva anunciou também que até final do ano surgem 49 novos postos de carregamento para veículos elétricos nas autoestradas e vias rápidas.

Falando na sessão pública "Mobilidade Elétrica: Resultados e Perspetivas", em Lisboa, o governante referiu que "até ao final do ano vão ser instalados 49 pontos de carregamento rápido para veículos elétricos nas autoestradas e nas vias rápidas em Portugal", os quais terão uma distância inferior a 50 quilómetros.

O ministro sublinhou ainda o facto de a mobilidade elétrica em Portugal dever ser vista como "um desígnio incontornável" do país.

Até ao final do ano, o Estado vai adquirir 30 veículos elétricos. Este número deverá aumentar para os 1.200 até 2020, segundo o programa de mobilidade sustentável para administração pública (Eco-Mob), estando o seu financiamento garantido pelo Fundo Português de Carbono.

O programa ECO-Mob tem como objetivo promover estratégias de mobilidade dos transportes na administração pública, primeiro com a integração de 1.200 veículos elétricos para substituir os veículos antigos e, em segundo lugar, introduzir novas estratégias de gestão partilhada das frotas do Estado.

"A mobilidade elétrica conjugada com a gestão partilhada de frotas na administração pública traduzir-se-á numa poupança estimada de 50 milhões de euros", salientou o governante.
pub