Aumento de preço e queda no fornecimento leva a China a racionar gasóleo

por RTP
Reuters

Postos de combustível em muitas zonas da China começaram a racionar o abastecimento de gasóleo. Em causa, o aumento dos preços e uma queda no fornecimento.

Segundo a BBC, alguns camionistas esperam dias para reabastecer.

O país está a passar por uma crise de energia massiva, já que a escassez de carvão e gás natural fechou fábricas e deixou várias casas sem energia.

“A atual escassez de gasóleo está a afetar empresas de transporte de longa distância, que podem incluir bens destinados aos mercados fora da China”, revelou Mattie Bekink, Diretor da Economist Intelligence Unit para a China.

“Dependendo da duração e intensidade desta crise, podemos ver se isso contribui para os desafios da cadeia de abastecimento global”, acrescentou Mattie Bekink.

A crise na cadeia de abastecimento foi, em grande parte, impulsionada pela pandemia de Covid-19, com a procura a aumentar à medida que as economias reabrem.

Na China, os camiões só podem abastecer 100 litros – cerca de 10 por cento da capacidade dos depósitos – revelou um revendedor de camiões na cidade de Shijiazhuang, na província de Hubei, ao jornal Caixin.

Noutras partes do país, as restrições são ainda mais apertadas, com os camionistas autorizados a comprar apenas 25 litros.

Na cidade de Fuyang, a cerca de sete horas de carro de Shijiazhuang, os postos de combustíveis estão a limitar os abastecimentos ou a cobrar uma sobretaxa de 300 yuans (cerca de 40 euros) para poderem atestar os depósitos. Escassez de carvão
Aidan Yao, economista da AXA Investment Managers, afirmou à BBC que, apesar de o mercado estar consciente da falta de carvão na China, o “problema do gasóleo é novo”.

Todos os combustíveis fósseis viram ultimamente um aumento dos preços. Já que o subinvestimento nessas fontes de combustível criou uma escassez de oferta no momento em que a procura está a aumentar”.

Segundo Aidan Yao, “os preços do petróleo, gás e carvão mudaram juntos e dispararam”.

Nas últimas semanas, os preços do petróleo atingiram o nível mais alto de 2014, provocando crises de combustível em vários países.

A escassez de carvão e gás natural poderão levar países, como a China e a Índia, a usar o petróleo para aquecimento.

Há várias empresas chinesas a usarem geradores a gasóleo para manter as fábricas abertas.
Tópicos
pub