Autarcas querem passe único nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto

por Lusa

Sintra, Lisboa, 20 mar (Lusa) -- Os autarcas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto decidiram hoje criar grupos de trabalho com o Governo para a descentralização de competências, defendendo um passe único metropolitano de transportes e investimentos na habitação social.

Segundo o presidente do conselho metropolitano de Lisboa, Fernando Medina (PS), os 35 municípios das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto vão "trabalhar de forma intensa até junho para concretizar orientações importantes" na descentralização de competências para as autarquias.

O também presidente da Câmara de Lisboa, que falava na declaração final da cimeira que decorreu no Palácio Nacional de Queluz, no concelho de Sintra, apontou como prioridade "criar o passe único de âmbito metropolitano, para que todos os cidadãos possam ter acesso a um título de transporte acessível, eficaz, para se deslocarem dentro das suas áreas metropolitanas".

Na declaração final da cimeira, o presidente do conselho metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), também salientou que, no processo de descentralização, "as questões da mobilidade sucedem, provavelmente, no seu nível de investimento, à saúde, à educação e à segurança social", fundamentais para a coesão das áreas metropolitanas.

Os grupos de trabalho vão discutir com o Governo propostas das áreas metropolitanas nos temas da mobilidade e transportes, a habitação, a descentralização de competências e as finanças locais.

Tópicos
pub