Bolsa de Nova Iorque suspende operações devido a problemas técnicos

por RTP
Bolsa de Nova Iorque a 29 de junho de 2015 Lucas Jackson, Reuters

O Intercontinental Exchange Inc's NYSE Group, que inclui a Bolsa de Nova Iorque anunciou que suspendeu temporariamente todas as suas operações de transação devido a dificuldades técnicas. Está previsto reabrir os mercados cerca das 15H locais.

Contactada, uma porta voz da NYSE (New York Stock Exchange) retorquiu não ter nada a comentar.

De acordo com um comunicado publicado pelas 11H45 (15H45 GMT) "o NYSE suspende provisoriamente as transações para todos os seus títulos".

"Novas informações serão dadas assim que for possível", acrescentava.

Noutros mercados acionistas do país, como o Nasdaq Stock Market e o Bats Global Markets, a negociação das ações prossegue normalmente.

Uma entrada na página Twitter da Bolsa de Nova Iorque explicou pouco depois que a natureza das dificuldades técnicas não era cibernética.

Ignora-se para já quais são as dificuldades técnicas referidas no comunicado.

A NYSE diz que "enquanto prosseguem os trabalhos para retomar o serviço, os clientes podem ser desconectados do portal de clientes".

O presidente do NYSE disse que está previsto reabrir os mercados cerca das 15H locais, 20H em Portugal Continental, avança a CNBC.
Cenário malicioso de parte "para já"
O Departamento norte-americano de Segurança Nacional afirmou não existirem "sinais de atividade maliciosa para já".

O Secretário norte-americano de Segurança Interna Jeh Johnson fez um discurso em Washington acerca de ciber-segurança. Afirmou que os problemas relacionados com a Bolsa de Nova Iorque não estão ligados a "ações nefastas".

"Parece que, segundo o que apurámos até agora, que os problemas na bolsa de Nova Iorque não são resultado de qualquer ação nefasta", disse Johnson durante o discurso.

A Reuters avançou já que a Agência Federal de Investigação (FBI) está a tomar conta do acontecimento.
O presidente Barack Obama, segundo um oficial da Casa Branca, já está a par da situação.
A Casa Branca e o Departamento do Tesouro norte-americano também estão a monitorizar esta questão e dizem não haver indicação de atuação maliciosa.

Há algumas horas a companhia aérea United Airlines foi afetada igualmente por problemas de origem tecnológica, que levaram à suspensão de todos os seus voos.
Tópicos
pub