Cavaco alerta para papel fundamental dos empreendedores para vencer a crise

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Tramagal, 13 Fev (Lusa) -- O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou hoje a importância do empreendedorismo, alertando que sem empreendedores Portugal não conseguirá vencer a crise, criar riqueza ou combater o desemprego.

"Sem empreendedores, Portugal não conseguirá vencer a crise, não conseguirá criar riqueza, não conseguirá combater o desemprego", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas no Tramagal, depois de visitar a associação juvenil CISTUS, no âmbito da segunda jornada do Roteiro para a Juventude.

Sublinhando a importância do empreendedorismo económico, cultural, social e ambiental para Portugal conseguir "vencer as dificuldades", o chefe de Estado fez questão de deixar uma palavra de "grande apreço" aos empreendedores.

"Não desejo, não devemos desejar que eles queiram ir criar riqueza noutros países, precisamos é que os empregos sejam criados aqui e que sejam mantidos aqui na nossa terra", enfatizou.

Antes, numa curta intervenção na Junta de Freguesia do Tramagal, Cavaco Silva tinha já elogiado o papel dos empreendedores, salientando que são eles que "permitem a criação de empregos e riqueza".

No discurso, o chefe de Estado falou ainda dos objectivos da segunda jornada do Roteiro para a Juventude, que começou precisamente no Tramagal, sublinhando querer "apresentar os bons exemplos" na área das associações juvenis de cariz cultural e artístico e valorizar o seu contributo para a emancipação dos jovens, a difusão da cultura e da arte nas zonas rurais, bem como a promoção da ligação entre as diferentes gerações.

"O objectivo fundamental com este roteiro é mostrar os bons exemplos, chamar a atenção dos portugueses para aquilo que se pode conseguir através do envolvimento mais forte dos jovens na vida da sociedade", acrescentou mais tarde, nas declarações aos jornalistas.

A primeira associação a receber a visita de Cavaco Silva no âmbito da segunda jornada do Roteiro para a Juventude foi a Associação CISTUS, no Tramagal, que se tem destacado pela participação, desde 2001, em projectos internacionais através do Programa Juventude da União Europeia.

Criada há 10 anos, a CISTUS desenvolve ainda outras "actividades diferentes", como o festival "Efeito Borboleta", o festival "Tramagal Intercultural" ou a "Dezembristus", uma iniciativa cultural com cinema, café-concerto e feira do livro.

A CISTUS disponibiliza ainda à comunidade o acesso às novas tecnologias, num espaço designado Centro de Informática do Tramagal.

Ao início da tarde, Cavaco Silva irá ainda deslocar-se a Montemor-o-Novo, para visitar o Espaço do Tempo, situado no Convento da Saudação, e que serve de estrutura de apoio a criadores nacionais e estrangeiros.

Dirigido pelo coreógrafo Rui Horta, o Espaço do tempo existe desde Agosto de 2000 e constitui uma "retaguarda de produção e criação", por onde passam cerca de 700 artistas por ano.

Ao final da tarde, a comitiva presidencial irá ainda visitar a Associação ANIME, na Quinta do Conde, Sesimbra, que promove actividades de carácter lúdico, desportivo e cultural, com destaque para o projecto PIPA (Projecto Inclusão pela Arte).

O PIPA é especialmente dirigido à população jovem local e tem como principal objectivo "a criação de uma identidade intercultural, a integração social e o desenvolvimento de valores de solidariedade, nomeadamente através dos projectos "Companhia das Artes", "Aprende e Faz" e "Diálogos pela Arte".

VAM.


pub