Costa e chanceler alemão inauguram hoje feira industrial de Hannover

por Lusa

O primeiro-ministro inicia hoje uma deslocação de dois dias à Alemanha, onde vai inaugurar, com o chanceler alemão, Olaf Scholz, a feira industrial de Hannover, que escolheu este ano Portugal como país parceiro.

Segundo o programa divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa irá encontrar-se hoje, pelas 15:00 (14:00 de Lisboa), com empresários portugueses que irão estar presentes na Hannover Messe`22.

Depois, por volta das 18:00 (17:00 de Lisboa), o chefe do executivo irá deslocar-se até ao local do certame para, em conjunto com o chanceler alemão, presidir à inauguração da feira.

Na segunda-feira, Scholz e Costa vão participar "na cerimónia de boas-vindas no auditório do pavilhão central de Portugal", pelas 09:00 (08:00 de Lisboa). De seguida, ambos irão visitar os pavilhões nacionais presentes no certame.

Criada em 1947, a feira industrial de Hannover decorre todos os anos, sendo, segundo a organização, "a feira industrial mais importante do mundo".

Em 2019, na última vez que decorreu de forma presencial -- algo que não aconteceu em 2020 e 2021 devido à pandemia --, a Hannover Messe recebeu 215 mil visitantes -- 40% dos quais provenientes do estrangeiro -- e cerca de 65 mil expositores.

No ano em que regressa ao seu molde presencial, a feira escolheu Portugal como parceiro por ser, segundo a organização, um "país importante para a indústria alemã, onde as companhias irão certamente descobrir inovação, fiabilidade e talento".

No âmbito da Hannover Messe`22, António Costa organizou, este mês, três sessões com empresários das regiões norte e centro de Portugal que irão participar na feira, no âmbito de um conjunto de encontros intitulados `A caminho de Hannover`.

Em 18 de maio, em Aveiro, no âmbito do segundo encontro desta iniciativa, António Costa defendeu que a escolha de Portugal como parceiro da feira industrial significava o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas empresas portuguesas.

"A atribuição a Portugal do estatuto de país parceiro na Hannover Messe é um reconhecimento daquilo que é a excelência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas empresas portuguesas", referiu o primeiro-ministro na altura.

Segundo dados divulgados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Alemanha é o "terceiro maior mercado exportador de bens" para Portugal e "o segundo maior de bens e serviços".

Tópicos
pub