Costa e o novo gasoduto: Bruxelas admite solução que passe por Itália

por RTP

Face à resistência por parte de França ao longo dos últimos anos, a Comissão Europeia já colocou em cima da mesa a hipótese do gasoduto seguir de Espanha para Itália e não para território francês, adiantou António Costa esta sexta-feira.

O primeiro-ministro reagiu às declarações do chanceler alemão, Olaf Scholz, salientando que Portugal e Espanha têm "insistido" para a prioridade de construção de um gasoduto que ligue a Península Ibérica ao resto da Europa.

António Costa destaca que a Comissão Europeia "já definiu como prioritária esta infraestrutura" e que a mesma é "passível de financiamento por parte da Comissão Europeia".

Sobre a ligação entre Portugal e Espanha, o chefe de Governo adianta que os trabalhos estão "muito avançados".

"São cerca de 160 quilómetros entre Celorico da Beira e o ponto da fronteira onde amarramos com a rede espanhola", salienta. Admite que "houve dúvidas" sobre o traçado do projeto em Portugal devido ao possível impacto ambiental.

"A travessia do vale do Douro é uma travessia muito sensível" mas o projeto tem agora "um traçado cuidadoso que protege valores ambientais", adianta.

António Costa lembra que o tema "não interessa só a Portugal ou Espanha" e que ambos os países podem ser a "porta de entrada" para novos fornecedores de gás, em alternativa à Rússia.
pub