Dedução de IRS para segundo filho vai duplicar em 2020

por RTP
Radu Sighetib - Reuters

O Governo vai avançar já no Orçamento do Estado para 2020 com mais deduções em sede de IRS para pais com mais do que um filho até aos três anos.

O Jornal de Negócios avança que esse desagravamento fiscal será feito através da majoração das deduções já existentes, reduzindo, na prática, o imposto final a pagar.

Para estas famílias, além da dedução fixa de 600 euros por dependente existe atualmente um “bónus” de 126 euros por criança até aos três anos.

Agora, o Governo de António Costa quer duplicar o abatimento, passando dos 126 euros por criança para os 300 euros.

A medida vai custar 50 milhões de euros, um valor que o Governo pretende canalizar das poupanças que resultarem dos benefícios fiscais.

Também as Pequenas e Médias Empresas (PME) vão beneficiar de um alívio fiscal, que vai ter lugar através da subida de teto dos lucros reinvestidos que podem ser alvo de dedução em sede de IRC, dos dez milhões para 12 milhões, uma subida de 20 por cento.

Na passada semana, durante o debate quinzenal na Assembleia da República, o primeiro-ministro não se comprometeu “com um cêntimo que seja de benefício fiscal para diminuir a carga fiscal sobre os combustíveis fósseis quando o mundo tem de se mobilizar para combater as alterações climáticas”.
Tópicos
pub