Empresa de estiva de Lisboa alerta trabalhadores para prejuízos financeiros causados por greves

| Economia

A Associação -- Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa (A-ETPL) enviou hoje um comunicado aos trabalhadores a alertá-los para os prejuízos financeiros decorrentes das greves e a anunciar a realização de uma assembleia-geral extraordinária.

No comunicado dirigido "a todos os trabalhadores", a associação afirmou que as paralisações "vieram abalar significativamente a saúde financeira da A-ETPL".

A situação levou a direção da A-ETPL a pedir um estudo de viabilidade económica e financeira a uma consultora.

De acordo com o mesmo documento, o relatório da consultora levou a direção da associação a pedir a realização urgente de uma assembleia-geral extraordinária de associados, "que se vai realizar em breve".

Segundo fonte da associação, o sindicato dos estivadores decretou desde 2009 no Porto de Lisboa pré-avisos de greve que totalizam mais de 1.300 dias.

O Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL) tem em vigor desde dia 06 de novembro uma greve ao trabalho extraordinário que tem afetado particularmente o Porto de Setúbal.

A greve ao trabalho suplementar decorre até 01 de janeiro de 2019 em defesa da liberdade de filiação sindical, da contratação coletiva e do fim da precariedade.

A greve em curso abrange os portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal (Madeira), Ponta Delgada e Praia da Vitória (Açores).

Tópicos:

Foz Leixões Caniçal,

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.