Estimativa do INE. Inflação em Portugal recua para 4% em maio

por RTP
Reuters (arquivo)

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor caiu para quatro por cento em maio, "taxa inferior em 1,7 pontos percentuais à observada no mês anterior", aponta o Instituto Nacional de Estatística na estimativa rápida divulgada esta quarta-feira.

Segundo o INE, "esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços da eletricidade, do gás e dos produtos alimentares verificado em maio de 2022 e ainda pela isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais". Ou seja, tem de se ter em conta que a comparação é feita com maio do ano passado, em que se registaram aumentos dos preços por causa da guerra.

O Instituto Nacional de Estatística escreve, no destaque agora publicado, que o indicador de inflação subjacente - índice total expurgado de produtos alimentares não transformados e energéticos - "terá registado uma variação de 5,5 por cento", contra 6,6 em abril."Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de maio de 2023 serão publicados no próximo dia 14 de junho", refere o INE.

"A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -15,5 por cento (-12,7 por ceno no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 8,9 por cento (14,1 por cento em abril)", lê-se no documento.
Face ao mês anterior, a variação do índice "terá sido -0,7 por cento (0,6 por cento em abril e um por cento em maio de 2022)".

"Estima-se uma variação média nos últimos 12 meses de 8,2 por cento", contra 8,6 em abril
.

"O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 5,4 por cento (6,9 por cento no mês precedente)".
pub