Estimativa do INE. Taxa de inflação acelera para 2,3% em março

por RTP
Stephane Mahe - Reuters

A taxa de inflação acelerou para 2,3 por cento no mês de março e já é superior em 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior, segundo a estimativa rápida esta quinta-feira divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística.

A taxa de inflação terá sido de 2,3 por cento em março, mais 0,2 pontos percentuais do que em fevereiro. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 2,5 por cento, contra 2,1 por cento no mês precedente.

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 4,8 por cento (4,3 por cento no mês anterior), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá diminuído para -0,5 por cento (0,8 por cento em fevereiro), "parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em março de 2023 (variação mensal de 1,5 por cento)".
O relatório do INE indica ainda que, comparativamente com o mês anterior,a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 2,0 por cento (nula em fevereiro e 1,7 por cento em março de 2023) e que se estima "uma variação média nos últimos doze meses de 2,9 por cento (3,3 por cento no mês anterior)".

Os dados divulgados esta quinta-feira são apenas uma estimativa rápida, refere o INE, acrescentando que os "definitivos referentes ao IPC do mês de março de 2024 serão publicados no próximo dia 10 de abril".
Tópicos
pub