Financiamento das administrações públicas desce para 7.619 ME entre julho e agosto (BdP)

por Lusa

O financiamento das administrações públicas foi de 7.619 milhões de euros entre janeiro e agosto, menos 2.900 milhões de euros do que o registado até julho, segundo divulgou hoje o Banco de Portugal.

Já em igual período de 2019, o valor de financiamento das administrações públicas tinha sido de 340 milhões de euros, pelo que o valor registado até agosto deste ano significa mais 7.279 milhões de euros.

Sendo um indicador apresentado como uma variação acumulada desde o início de cada ano, um valor positivo significa que, desde o início do ano, em termos líquidos, as administrações públicas acumularam dívida (se fosse negativo significaria que, em termos líquidos, amortizaram dívida).

Ainda segundo o banco central, desde o início do ano e até agosto, as administrações públicas financiaram-se junto de bancos residentes em 4.500 milhões e euros e no exterior em 4.000 milhões de euros. Já o financiamento das administrações públicas junto de outros residentes foi negativo em 900 milhões de euros.

O financiamento através de títulos foi de 18,6 mil milhões de euros, enquanto o financiamento em empréstimos líquidos de depósitos foi negativo em 11.000 milhões de euros.

pub