INE. Défice de 2018 foi de 0,5% do PIB

por RTP
Valor adiantado pelo INE abaixo do número esperado pelo Governo Lusa

O Instituto Nacional de Estatística revelou esta manhã que o défice em 2018 foi de 0,5% do PIB. Um valor abaixo do previsto pelo Governo. A 6 de feveiro o ministro das Finanças afirmava que o défice orçamental de 2018 ficaria próximo de 0,6% do PIB.

No Orçamento do Estado de 2018 (OE2018), o Governo tinha previsto um défice de 1,1% do PIB, estimativa depois revista para 0,7% do PIB no Programa de Estabilidade 2018-2022 e confirmada na Proposta de Orçamento do Estado para 2019.

De acordo com o INE, o "setor institucional das AP registou uma necessidade líquida de financiamento de 913 milhões de euros em 2018, o que corresponde a 0,5% do PIB".
Diz ainda o INE que "esta necessidade de financiamento teve origem no subsetor da Administração Central, uma vez que os subsetores da Administração Regional e Local e dos Fundos de Segurança Social apresentaram capacidade líquida de financiamento".
Centeno vê política do Governo confirmada
O ministro das Finanças diz que estes resultados são a prova de que os partidos da oposição estavam errados e que era possível baixar o défice.

Mário Centeno mantém a previsão do défice este ano de 0,2% do PIB, apesar do défice de 2018 ter ficado abaixo do previsto pelo Governo.

"Não vejo razão para alterar a previsão neste momento", disse hoje o ministro das Finanças na conferência de imprensa onde comentou o saldo orçamental das Administrações Públicas do ano 2018, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de estatística (INE).

Mário Centeno afirmou que, com os resultados hoje alcançados, "Portugal ganhou a aposta da credibilidade" e conseguiu "mostrar à Europa que havia uma alternativa".

pub