Japão decide levantar restrições à carne importada dos EUA

| Economia

O Japão decidiu levantar as restrições que se aplicam à carne importada dos Estados Unidos desde a crise das `vacas loucas` em 2003, num momento em que os dois países procuram alcançar um acordo comercial.

De acordo com a imprensa japonesa, o Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-Estar tomou a decisão após a Comissão Nacional de Segurança Alimentar avaliar que não há mais riscos neste tipo de produtos de carne oriunda dos Estados Unidos.

A medida permitirá aos Estados Unidos vender ao Japão carne com mais de 30 meses, com a condição de remover partes do animal com maior probabilidade de conterem os agentes causadores da encefalopatia espongiforme transmissível, também conhecida como `doença das vacas loucas`.

As restrições japonesas, que também serão levantadas sobre importações do Canadá e da Irlanda, foram aplicadas desde 2003, a fim de eliminar o risco de transmissão desta doença de origem bovina, tendo-se registado duzentos casos infeções em humanos a nível mundial.

Tópicos:

Tóquio,

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.