Japão decide levantar restrições à carne importada dos EUA

por Lusa

Tóquio, 18 mai 2019 (Lusa)- O Japão decidiu levantar as restrições que se aplicam à carne importada dos Estados Unidos desde a crise das `vacas loucas` em 2003, num momento em que os dois países procuram alcançar um acordo comercial.

De acordo com a imprensa japonesa, o Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-Estar tomou a decisão após a Comissão Nacional de Segurança Alimentar avaliar que não há mais riscos neste tipo de produtos de carne oriunda dos Estados Unidos.

A medida permitirá aos Estados Unidos vender ao Japão carne com mais de 30 meses, com a condição de remover partes do animal com maior probabilidade de conterem os agentes causadores da encefalopatia espongiforme transmissível, também conhecida como `doença das vacas loucas`.

As restrições japonesas, que também serão levantadas sobre importações do Canadá e da Irlanda, foram aplicadas desde 2003, a fim de eliminar o risco de transmissão desta doença de origem bovina, tendo-se registado duzentos casos infeções em humanos a nível mundial.

Tópicos
pub