Junho: Altice finaliza compra da PT Portugal

A empresa francesa Altice conclui, a 2 de junho de 2015, a compra da PT Portugal à Oi, por 5,7 mil milhões de euros, dos quais 4,9 mil milhões são recebidos em caixa pela operadora brasileira.

“Pela aquisição da PT Portugal, a Altice Portugal desembolsou o valor total de 5,789 mil milhões de euros”, pode ler-se no comunicado lançado pelo diretor de Finanças e de Relações de Investidores da Oi, Flavio Nicolay Guimarães.

O documento explicou também que dos mais de cinco mil milhões pagos, perto de cinco mil milhões destinaram-se à empresa brasileira de telecomunicações, recebidos em caixa, e que perto de 900 milhões de euros foram empregues no pagamento das dívidas empresa portuguesa.


Fernanda Fernandes, Paulo Nunes (23 de janeiro)

A operação acabou no dia 2 de junho de 2015, ficando-se a saber quem foi nomeado novo administrador da PT Portugal. Armando Pereira, acionista e dono de 30 por cento da Altice, tornou-se no presidente do conselho de administração e Paulo Neves foi escolhido como presidente executivo.

A PT Portugal confirmou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários que a Oi aprovou em assembleia-geral a redução do capital social na empresa portuguesa em 1,54 mil milhões de euros para apenas 17 milhões, numa operação que “foi implementada com vista à segregação dos investimentos” relativos a ativos africanos e em Timor.
O sim de Bruxelas

Foi no mês de abril que a Comissão Europeia autorizou a compra da PT Portugal por parte da Altice. No entanto, foram impostas condições para que a operação avançasse e fosse concluída no princípio do mês de junho.

Em nota divulgada por Bruxelas, o executivo comunitário anunciou que autorizou a proposta de aquisição da PT Portugal por parte da empresa francesa. No entanto, para a compra ser dada como finalizada, o consórcio teria que desinvestir noutros negócios portugueses, casos da ONI e Cabovisão.


Antena 1 (9 de junho)

Segundo a Comissão Europeia, era necessário que a Altice não tivesse participação em mais nenhum negócio português para que não existisse sobreposição de atividades entre as duas empresas, correspondendo, assim, à preocupação inicial em termos de concorrência.

A luz verde de Bruxelas foi o primeiro passo para a aquisição definitiva da PT Portugal pelo grupo Altice. Lembre-se que serviços como a MEO ou o Sapo são dos mais populares da multinacional portuguesa.
Constituição do Comité Executivo

Armando Pereira, acionista e dono de 30 por cento da Altice, passou a ser o presidente do conselho administrativo da PT. Pereira é um dos quatro fundadores da empresa de telecomunicações francesa.

Para o lugar de presidente da PT foi escolhido o nome de Paulo Neves, empresário com longo historial de trabalho nas telecomunicações. Neves começou a sua carreira nos CTT, tendo passagens pela Ericsson e Oni.

Teve cargos de planeamento operacional e direção de marketing e saiu em 2012 para chefiar o conselho direto da Agência para a Modernização Administrativa. Para o Comité Executivo, Paulo Neves escolheu mais sete pessoas.

Guy Pacheco será o Diretor Financeiro (CFO) da empresa, o pelouro dos recursos humanos foi entregue ao Diretor da Portugal Telecom, João Zúquete da Silva, antigo diretor-geral da Cabovisão. Alexandre Filipe Fonseca, anterior presidente executivo da Oni, é CTO (Chief Techonology Officer), será responsável pela área das tecnologias.

Luís Nascimento e João Sousa foram escolhidos para a secção de vendas e Marta Neves foi nomeada diretora de regulação e concorrência.