Lucros da Novabase sobem 41% para 3,9ME no primeiro semestre

por Lusa

Lisboa, 27 jul (Lusa) - Os lucros da Novabase subiram 41% para 3,9 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, face aos 2,8 milhões de euros registados no mesmo período de 2016.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o presidente da Novabase, Luís Salvado, afirma que "os resultados confirmam o sucesso da estratégia de internacionalização e estão em linha com os objetivos traçados para este ano".

"O semestre foi ainda marcado pelo regresso da Novabase ao PSI20, principal índice da Euronext Lisbon. Esta reentrada reforça a visibilidade do título e potencia o seu aumento de liquidez. Neste período, a Novabase quase quadruplicou o volume de transações face ao ano anterior, valorizando-se 29%", refere Luís Salvado no comunicado remetido à CMVM.

Os lucros por ação (Earnings Per Share - EPS) no primeiro semestre atingiram 0,13 euros, registando um acréscimo de 43% face ao valor registado nos primeiros seis meses de 2016 de 0,09 euros por ação.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) subiu 33% para 5,4 milhões de euros no primeiro semestre de 2017, quando na primeira metade do ano passado totalizava 4,1 milhões de euros.

O volume de negócios subiu 13%, de 64,1 milhões de euros para 72,4 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, face ao período homólogo de 2016.

A Novabase destaca o crescimento internacional (15%), em linha com a aposta estratégica. As operações na Europa expandiram-se 13% em termos homólogos e representam aproximadamente dois terços da atividade não doméstica da Novabase.

Tanto o EBITDA como o volume de negócios aumentaram acima das orientações anuais (+7% no caso do EBITDA e +3% no caso volume de negócios).

No entanto, a Novabase não considera, na comparação homóloga destes dois indicadores, o negócio de Infrastructures & Managed Services, que foi descontinuado no quarto trimestre de 2016.

Por outro lado, os resultados financeiros foram negativos em 200 mil euros, uma melhoria de 600 mil euros, "sobretudo devido ao aumento dos ganhos com aplicações e investimentos financeiros face ao ano anterior".

Também o número de trabalhadores diminuiu, de 2.447 no primeiro semestre de 2016 para 2.074 até junho deste ano (-15%). "De referir ainda que os colaboradores internacionais representam 10% do total no primeiro semestre (216) e a contratação de 95 novos recém-graduados através do programa Novabase Academy", refere a empresa.

Tópicos
pub