Mais de 20 milhões de euros engordam Fundo por cauções não reclamadas

por Marina de Castro

DR

À custa de centenas de milhares de clientes que ainda não reclamaram o dinheiro dos contadores de água, luz e gás, a conta bancária gerida pela Direção-Geral do Consumidor tinha 20,5 milhões de euros no início do ano (valor de janeiro).

A conta bancária gerida pela Direção-Geral do Consumidor tinha 20,5 milhões de euros no início do ano (valor de janeiro), segundo apurou a Antena 1.

Até 1999 quem celebrava um contrato de fornecimento de electricidade, de gás ou de água tinha de pagar uma caução que foi, entretanto, proibida. Mas desde 2008 e até hoje foram devolvidos perto de 160 mil euros (158.964,40€) dos 14 milhões de euros depositados no chamado Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, criado para fazer face à devolução das cauções.

O número exacto de consumidores com direito à restituição não é possível apurar, segundo uma explicação por escrito do Ministério da Economia, porque algumas empresas só prestaram essa informação já este ano, mas só a lista da EDP Universal tem mais de 526 mil contratos.

Algumas cauções são inferiores a um euro mas outras são de centenas de euros e cada consumidor pode ter várias cauções a receber.

O melhor mesmo é consultar as listas publicadas. Quem tiver lá o nome deve fazer o pedido de devolução junto da Direcção-Geral do Consumidor. O prazo foi novamente adiado e vai agora até ao final do mês de julho.

Deixamos algumas pistas se quiser verificar a sua situação relativamente a este assunto:

Aqui pode consultar a lista dos contratos de electricidade EDP Serviço Universal;

Aqui a lista contratos gás da EDP;

Aqui as listas da GALP;

Quanto à água tem de perguntar diretamente na empresa fornecedora porque são centenas pelo país, nomeadamente autarquias.

Só com uma declaração da empresa fornecedora comprovativa de que tem direito à caução pode fazer o pedido de devolução junto da Direção Geral do Consumidor, aqui.



pub