Mário Draghi vê Portugal a crescer com firmeza

por Antena 1

Epa-António Cotrim

Mário Draghi considera que Portugal está solidamente no caminho do crescimento, após o que disse ter sido uma longa e difícil jornada.

Declarações do ainda presidente do Banco Central Europeu depois de ter sido condecorado pelo Presidente da República.

Palavras de Mário Draghi, durante a cerimónia na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa, depois de ter sido condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

"Mas há outra razão pela qual estou extremamente satisfeito. Estou no final do meu mandato e os meus oito anos coincidiram com a história de Portugal, em vários sentidos. De certa maneira, para Portugal é o fim de uma longa e penosa jornada. E agora o país está solidamente no caminho do crescimento", declarou.

Segundo o economista italiano, "existe uma razão principal pela qual tudo isto está a acontecer, e é o espírito com que Portugal fez a sua integração europeia".

Numa curta intervenção, em inglês, o presidente do BCE recordou o recente período de assistência financeira e a forma como diferentes partidos - PS, PSD e CDS-PP - se comprometeram com o programa negociado em 2011.

"Há algo que é inesquecível penso que para todos nós, foi quando, à beira das eleições, os dois partidos decidiram que, qualquer que fosse o resultado, respeitariam o programa que tinham negociado com a Comissão Europeia. Esse é um momento marcante, porque, que eu saiba, não aconteceu em mais nenhum lugar", afirmou.
Olivier Blanchard cauteloso

A mesma opinião não tem Olivier Blanchard.

O antigo economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), em entrevista à agência Lusa, admitiu que há dois anos previa um cenário mais negro para Portugal mas que o desempenho do país foi melhor do que esperava.

Mas refere que a diminuição do desemprego, apesar de uma notícia muito boa, surge em parte do facto de “não existir um grande crescimento da produtividade", crescimento esse que segundo Olivier Blanchard "tem sido terrível".

Declarações feitas à margem do Fórum do Banco Central Europeu (BCE), que decorreu esta semana em Sintra, e que terminou na quarta-feira.

pub