Mesa Nacional do BE confirma voto contra Orçamento do Estado

por RTP
Lusa

A reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda veio confirmar o que já estava anunciado: o voto contra do partido na votação final global do Orçamento do Estado de 2021.

Numa declaração depois da reunião o BE explica a decisão. “O Partido Socialista votou contra todas as 12 propostas que o Bloco apresentou na especialidade do OE. Tendo sido apenas aprovada a proposta relativa ao Novo Banco (com os votos de PSD, PAN e PCP), foram chumbadas todas as propostas nas áreas da saúde, emprego e proteção social. A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda aprovou a Resolução proposta pela Comissão Política, nos termos que vos enviei durante a tarde de ontem. O Bloco de Esquerda manterá, na votação final global, o voto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2021”.

Ao longo dos quatro dias de votação na especialidade, o PS votou contra as 12 e únicas medidas que o BE trouxe para a especialidade nas áreas da saúde, emprego, proteção social, para além do Novo Banco.

“Portugal foi um dos países da União Europeia que menos investiu em percentagem do PIB na resposta à crise pandémica e essa falta de resposta agrava-se com o Orçamento do Estado para 2021 proposto pelo governo”, refere o texto aprovado da Comissão Política.

Segundo a resolução, o BE “empenhou-se na negociação do OE2021 durante vários meses, mas o Governo manteve uma postura intransigente em matérias centrais, insistindo numa resposta de mínimos que é desajustada às circunstâncias de crise pandémica, económica e social que o país atravessa”.

Há dois dias, quando já decorriam as votações, a coordenadora do BE, Catarina Martins, lamentou então que até ao momento o PS não tivesse aprovado alterações bloquistas ao Orçamento do Estado, mas afirmava que mantinha “a esperança” de que as votações na especialidade pudessem “ainda trazer alguma novidade substancial”.

(em atualização)
pub