Deputados aprovam descida do IRC em um ponto percentual
A descida do IRC em um ponto percentual foi aprovada esta terça-feira durante a votação do Orçamento do Estado na especialidade. A descida deste imposto foi um dos temas centrais nas negociações entre o Governo e o PS. A proposta do Executivo que confirma a descida do IRC de 21 para 20 por cento contou com a abstenção do PS e do Chega.
Segundo cálculos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), a redução de dois pontos percentuais no IRC teria um impacto de 841 milhões de euros nas receitas do Estado em 2025, enquanto a extinção da derrama estadual custaria 1.280 milhões.
"A receita de IRC projetada no cenário da PA-1909C em 2025 (da responsabilidade dos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP e que prevê a redução das taxas de IRC aplicadas às empresas de 21% para 19% e de 17% para 15%) situa-se 841 milhões de euros abaixo do cenário base (que utiliza as taxas em vigor), representando uma quebra de 9,8%", aponta um relatório da UTAO sobre o impacto na liquidação fiscal desta proposta de alteração à proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).