Passos Coelho espera ter programas propostos a Bruxelas em andamento já em maio

por Lusa

Bruxelas, 02 mar (Lusa) - O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho confirmou hoje em Bruxelas que o Governo português apresentou à Comissão Europeia um programa de medidas de combate ao desemprego entre os jovens, que gostaria de ver em andamento já dentro de dois meses.

Falando no final de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), Passos Coelho explicou que se trata de "uma iniciativa que já vinha sendo preparada em Portugal há algum tempo".

Quando em janeiro o executivo comunitário propôs uma ação concertada com os oito Estados-membros com taxas de desemprego juvenil mais elevadas, o Governo português aproveitou para "acelerar esses trabalhos" e comunicar a Bruxelas as intenções de Lisboa "quanto ao desenvolvimento de um programa que responda ao problema", explicou Passos Coelho.

"A intenção é o mais tardar até maio ter estes programas em andamento", apontou.

O primeiro-ministro indicou que a proposta baseia-se essencialmente numa reprogramação estratégica dos fundos estruturais e estimou que a concretização de diversas medidas possa representar valores entre os 400 e 600 milhões de euros, beneficiando pelo menos 70 mil jovens.

"Trata-se de um conjunto de medidas que visam criar uma espécie de passaporte jovem em tudo o que envolve estágios profissionais e primeiras oportunidades de emprego, em todos os setores, com algum destaque para a área da agricultura, mas em todas as áreas setoriais", explicou.

 

Tópicos
pub