Passos satisfeito com saída deixa aviso para o futuro

por RTP

Foto: Tiago Petinga - Lusa

A Comissão Europeia recomenda a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho sublinha que não aprova a estratégia seguida pelo Governo de António Costa mas diz estar "satisfeito" por Portugal ter atingido a "meta orçamental a que o país tinha comprometido".

O líder social-democrata considera que os parabéns devem ser dados aos portugueses. "Foram eles, ao longo de vários anos, quem mais vive com as consequências sociais e económicas dos desequilíbrios que nos empurraram para os défices excessivos", explicou Passos.

O ex-chefe de Governo recordou que Portugal entrou em défice excessivo em 2009 e o pedido de ajuda externa feito em 2011, tendo feito referência ao Governo de José Sócrates. Passos defendeu que o Governo que liderou enfrentou "um dos períodos mais difíceis da sua vida democrática".

Passos pede que a saída do PDE "não nos torne complacentes e nos faça esquecer que é preciso persistir para não voltar atrás". O líder social-democrata recordou que não é a primeira vez que Portugal sai de um Procedimento por Défice Excessivo.

Portugal "não pode voltar a cometer os mesmos erros", afirmou Passos, pedindo aos partidos "humildade" para "não ignorarem os desafios que ainda temos à nossa frente".
pub