PEV recusa reestruturação feita "à custa dos direitos dos trabalhadores"

por Lusa

O Partido Ecologista Os Verdes reconheceu hoje que a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pode contribuir para "travar de vez" a privatização da instituição, mas recusou uma reestruturação "feita à custa dos direitos dos trabalhadores".

"O Partido Ecologista Os Verdes considera que a recapitalização da CGD pode criar as condições necessárias para travar de vez as pretensões de privatização total ou parcial desta instituição bancária, tão desejadas pelo PSD e CDS", lê-se numa nota do PEV enviada à comunicação social,

Contudo, acrescenta o partido, a reestruturação não pode ser feita à custa dos direitos dos trabalhadores ou da redução do papel do banco na promoção de desenvolvimento económico do país, nomeadamente através do financiamento das pequenas e médias empresas e das famílias.

"Os Verdes estarão particularmente atentos a que as medidas de reestruturação da CGD e da sua atividade, não venham a ser pautadas por critérios cegos e meramente contabilísticos, que atendam unicamente ao volume de negócios e de clientes, levando assim ao encerramento de balcões e ao desinvestimento nas zonas do interior, menos povoadas e com menor atividade económica", sublinha o partido.

O Partido Ecologista reafirma ainda que o processo da CGD é um exemplo claro da perda progressiva de soberania nacional e que a União Monetária/Bancária contribuiu para debilitar a economia e travar o desenvolvimento do país.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu na quarta-feira que a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos implicará um orçamento retificativo se for realizada este ano, como é expectativa do Governo.

O governante destacou que as condições negociadas entre o Governo português e a Comissão Europeia sobre a recapitalização da CGD possibilitam que a injeção de capital público na entidade não tenha reflexos ao nível do défice deste ano, mas que a injeção de capital público na Caixa vai levar ao redesenho do perfil e do nível da dívida pública.

 

 

pub