Pina Moura fica ligado à liberalização da economia

por Antena 1

Morreu o antigo ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura. A comentadora de economia da Antena 1, Helena Garrido, diz que o economista fica ligado à liberalização da economia.

Pina Moura morreu em casa, em Lisboa, tinha 67 anos e foi vítima de doença neuro-degenerativa.

Licenciado em economia e pós-graduado em economia monetária, Pina Moura exerceu os cargos de secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, ministro da Economia e das Finanças nos governos de António Guterres e exerceu o mandato de deputado à Assembleia da República em quatro legislaturas.

Pina Moura foi ainda administrador da Galp e presidente da Iberdrola Portugal.

Para a comentadora de economia da Antena 1, Helena Garrido, o economista fica ligado à trajetória de liberalização da economia portuguesa.

Augusto Mateus, foi professor de Pina Moura e posteriormente colega dele no Governo e lamentou a morte de Pina Moura, recordando um homem competente e um bom aluno.



Pina Moura para além da vida política era licenciado em Economia, com uma pós-graduação em Economia Monetária e Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, onde foi professor assistente.

Foi membro do Partido Comunista Português entre 1972 e 1991, tendo depois aderido ao Partido Socialista.

"Neste momento de luto, o Partido Socialista não quer deixar de prestar uma sentida homenagem a Pina Moura pela sua dedicação e apego aos valores do Partido Socialista, que une todos os camaradas neste momento de perda", revela o partido em comunicado.
pub