Promover a madeira premiando design e inovação

por João Fernando Ramos, Rui Sá

A Universidade de Aveiro e Escola Superior de Artes e Design, de Matosinhos, foram os grandes vencedores dos prémios "Guilherme Award" atribuídos pela Associação das Industriais de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP).
"A intenção é promover o design no setor, porque tem sido essa a grande ferramenta das nossas exportações", explica no Jornal 2 Vitor Poças.

Os pre%u0301mios Querem incentivar estudantes, profissionais e indu%u0301strias a desenvolverem e a dinamizarem a concec%u0327a%u0303o de novos produtos destinados ao espac%u0327o casa, promovendo a inovac%u0327a%u0303o a tecnologia e o design.

Em 2016 o setor ultrapassou os 2,3 mil milhões de euros em exportações, o que significa que nesta atividade há um saldo positivo para a balança comercial do país de quase 900 milhões de euros.

"Nos últimos oito anos fizemos crescer as nossas exportações ao ritmo de cem milhões de euros todos os anos", afirma o responsável pela AIMMP, que acredita que a aposta em feiras nos principais mercados mundiais e no valor acrescentado proporcionado pelo design e pelos novos materiais ajudam a explicar o sucesso desta indústria tradicional.

A associação quer também promover a construção em madeira. Em conjunto com a Ordem dos Arquitetos acaba de lançar a quarta edição do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira.

Vitor Poças revela que há cerca de "50 a 60 obras candidatas por ano, de arquitetos portugueses com obras feitas em Portugal".

Este concurso aceita candidaturas até ao final do mês de março. Apenas obras já executadas podem ser candidatas a este prémio que visa "fomentar o uso da madeira na construção e da construção em madeira"
pub