Quadrante escolhida para projeto de saneamento no Quénia com investimento inicial de 108,39 milhões de euros

O Grupo Quadrante foi escolhido para desenvolver os Projeto de Reabilitação e Expansão dos Sistemas de Saneamento das Cidades de Kapsabet, Busia, Nambale e Webuye, no Quénia, um investimento inicial de 108,39 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Lusa /

"O Grupo Quadrante, em consórcio com uma empresa local, foi escolhido pela Rift Valley Water Services Board, um dos oito conselhos de gestão de águas do Quénia, para o desenvolvimento dos Projetos de Reabilitação e Expansão dos Sistemas de Saneamento das Cidades de Kapsabet, Busia, Nambale e Webuye", informou a empresa que presta serviços de engenharia e consultoria, em comunicado.

De acordo com o grupo, o investimento total estimado das obras, para as quatro cidades, é de 108,39 milhões de euros.

Os projetos incluem a caracterização e diagnóstico dos sistemas de recolha e tratamento de águas residuais existentes naquelas cidades, recomendando as medidas de reabilitação e expansão necessárias e o desenvolvimento dos estudos de viabilidade, projetos preliminares e projetos de execução para cada uma das infraestruturas propostas, esclarece a Quadrante.

Vão ser também elaborados os Planos de Ação de Reassentamento e os relatórios de Avaliação de Impacto Ambiental e Social a enviar à Autoridade Nacional de Gestão Ambiental, sendo também preparado o Plano de Controle de Descarga de Efluentes.

O Grupo Quadrante fica responsável pelos Estudos de Viabilidade, Estudo Ambientais e Sociais, Projetos Preliminares e Projetos de Execução de todas as especialidades necessárias, que incluem hidráulica, geotecnia, estruturas, arquitetura, mecânica, elétrica, ambiente e social.

"Os projetos irão contribuir para um sistema de saneamento ambientalmente responsável ao longo de todo o seu ciclo de vida, mas também para a sua eficiência do ponto de vista económico, seja pelos custos de investimento, operação ou manutenção", refere, em comunicado, o diretor do projeto, Abílio Castro.

Tópicos
PUB