Rui Cartaxo sucede a José Penedos na presidência da REN
Rui Manuel Janes Cartaxo, administrador financeiro da Redes Energéticas Nacionais (REN), vai substituir José Penedos como presidente da empresa.
O conselho de administração da REN-Redes Energéticas Nacionais decidiu, em sessão extraordinária, designar Rui Cartaxo para exercer, "em substituição, as funções de Presidente do Conselho de Administração" e para assumir, "até à próxima Assembleia Geral, as funções de Presidente da Comissão Executiva", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A assembleia-geral deverá ser realizada até final do primeiro trimestre de 2010.
"O conselho de administração considera que a solução adoptada cria todas as condições para que, num ambiente de total tranquilidade, a empresa se mantenha focada no seu plano de actividades, fundamental para o desenvolvimento da estratégia nacional para a energia", refere ainda o documento.
Rui Cartaxo é licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa.
Foi administrador executivo da Galp Energia entre 2002 e 2006, administrador de diversas sociedades do grupo GALP, desde 1997, e presidente do Conselho de Administração da Lisboagás e da GDP Distribuição.
Em 1992-95 foi administrador executivo da holding CN-Comunicações Nacionais SGPS.
Rui Cartaxo passou ainda pelo Banco de Portugal, onde foi economista, foi também director-geral no Ministério das Finanças e consultor no departamento de ´Research` da OCDE em Paris.