Saldo conjunto das balanças corrente e de capital desce para 1,4 mil milhões até agosto

por Lusa

Lisboa, 19 out (Lusa) -- O saldo conjunto das balanças corrente e de capital situou-se em 1,389 mil milhões de euros até agosto, tendo diminuído 388 milhões de euros em comparação com o mesmo período de 2016, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Segundo uma nota estatística hoje divulgada pela instituição, "esta evolução foi determinada pelas balanças de bens, de rendimento primário e de capital".

Até agosto de 2017, a balança de bens e serviços registou um excedente de 2,547 mil milhões de euros, menos 555 milhões de euros do que no período homólogo.

As exportações cresceram 11,9% (11,1% nos bens e 13,3% nos serviços) e as importações aumentaram 13,9% (14,2% nos bens e 12,5% nos serviços).

O aumento do excedente da balança de serviços, em 1,229 mil milhões de euros, "foi insuficiente para compensar o incremento do défice da balança de bens de 1,785 mil milhões de euros", sinaliza o BdP.

Na rubrica Viagens e Turismo, o excedente aumentou 1,214 mil milhões de euros, fixando-se em 6,996 mil milhões de euros e considerando apenas o mês de agosto, o saldo desta rubrica foi de 1,600 mil milhões de euros, acrescenta.

Já o défice da balança de rendimento primário cresceu 280 milhões de euros, situando-se em 3,588 mil milhões de euros, numa evolução que se deveu, sobretudo, à redução das transferências da União Europeia.

Esta redução, segundo o BdP, também teve impacto no saldo da balança de capital.

Nos primeiros oito meses de 2017, o saldo da balança financeira, por sua vez, registou um acréscimo dos ativos líquidos de Portugal sobre o exterior no valor de 2,081 mil milhões de euros.

Este aumento traduziu-se, essencialmente, no investimento em títulos de dívida por parte do setor financeiro e na redução do passivo das administrações públicas.

O BdP destaca ainda, em agosto, o reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI) de 799 milhões de euros, relativo ao empréstimo no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira.

Tópicos
pub