Sexto pacote de sanções. Comissão Europeia anuncia boicote progressivo ao petróleo russo

por RTP
“No último pacote de sanções, começámos com o carvão, agora estamos a abordar a nossa dependência do petróleo russo” Julien Warnand - EPA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou esta quarta-feira, diante do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o sexto pacote de sanções contra a Rússia, que enquadra um corte progressivo das importações de petróleo russo – até ao boicote completo.

O objetivo, afirmou Ursula von der Leyen, é “banir todo o petróleo russo até ao fim do ano”, de “forma ordeira e planeada”. Isto para acautelar "que os parceiros europeus consigam encontrar alternativas”.

“Todo o petróleo, marítimo e por oleoduto, bruto e refinado”, enumerou a presidente da Comissão Europeia.A Rússia assegura 45 por cento das importações europeias de gás. Fornece ainda 25 por cento do petróleo e 45 por cento do carvão.


“Iremos eliminar gradualmente o fornecimento russo de petróleo bruto no prazo de seis meses e de produtos refinados até ao final do ano. Assim, maximizamos a pressão sobre a Rússia, ao mesmo tempo que minimizamos os danos colaterais para nós e para os nossos parceiros em todo o mundo”, enfatizou a responsável.
“Não será fácil. Alguns Estados-membros são fortemente dependentes do petróleo russo. Mas nós simplesmente temos de trabalhar nisso”, acentuou.

“No último pacote de sanções, começámos com o carvão, agora estamos a abordar a nossa dependência do petróleo russo”.

Ainda segundo Von der Leyen, “para ajudar a Ucrânia” a economia comunitária “tem de permanecer forte”.

Numa primeira reação à intervenção de Ursula von der Leyen, Vladimir Dzhabarov, primeiro vice-presidente da comissão de Assuntos Internacionais da câmara alta do Parlamento russo, sustentou, em declarações citadas pela agência RIA, que a Europa acabará por continuar a comprar petróleo da Rússia através de países terceiros, uma vez implementado o embargo.
Outras medidas
No âmbito da apresentação do sexto pacote de sanções europeias à Rússia de Vladimir Putin, Von der Leyen acenou com “investimentos maciços para atender às necessidades e às reformas necessárias” na Ucrânia, tendo já em vista o pós-guerra.

“Eventualmente, abrir-se-á caminho para o futuro da Ucrânia dentro da União Europeia”, vincou a responsável.

Outra das medidas propostas por Bruxelas é a exclusão do banco russo Sberbank do sistema financeiro de pagamentos internacionais Swift.
A Comissão Europeia propõe ainda sancionar o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill, de acordo com um documento a que a agência France Presse teve acesso. De resto, a nova lista inclui 58 personalidades, entre os quais militares russos, assim como a esposa e os filhos de Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.
pub