S&P revê de "estável" para "positiva" perspetiva sobre `rating` de Portugal

por Lusa
Reuters

A agência de notação financeira Standard & Poor`s (S&P) reviu hoje de "estável" para "positiva" a sua perspetiva sobre o 'rating' (avaliação) de Portugal.

"A S&P reviu o outlook de Portugal de 'estável' para 'positivo'", lê-se no comunicado da agência de rating.

No documento, a agência destacou a resiliência da economia nacional e a melhoria do custo associado à dívida externa.

O Ministério das Finanças reagiu, afirmando que uma perspetiva "positiva" sobre o `rating` de Portugal por parte das principais agências traduz "confiança e credibilidade" da política do Governo.

"A partir de hoje Portugal passa a ter uma perspetiva positiva por parte das principais agências de notação financeira, o que traduz a confiança e a credibilidade da política seguida pelo Governo", refere o comunicado do ministério liderado por Mário Centeno.

Segundo o Governo, o destaque dado pela S&P ao reforço da resiliência da economia portuguesa ilustra "uma melhoria da composição, da maturidade e do custo associados à dívida externa".

Por outro lado, esta evolução "traduz o processo de consolidação estrutural das contas públicas e a manutenção de ganhos de competitividade, que se têm refletido numa maior orientação exportadora da economia, na diminuição gradual do endividamento privado e num crescimento económico e do investimento a ritmos superiores ao da área do euro".

Tópicos
pub