Taxa de inflação em Macau fixa-se em 3% em junho

por Lusa

Macau, China, 22 jul 2019 (Lusa) - A taxa de inflação em Macau foi de 3% nos 12 meses terminados em junho, em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, indicam dados oficiais hoje divulgados.

De acordo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), a subida do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) devido, sobretudo, aos preços da educação (+5,62%) e dos transportes (+5,43%).

Em junho, o IPC subiu 2,6% em termos anuais, "impulsionado, principalmente, pelo aumento dos preços das refeições adquiridas fora de casa, dos automóveis, da gasolina, da fruta e da carne de porco fresca, bem como pela ascensão das rendas de casa", indicou a DSEC, em comunicado.

No segundo trimestre deste ano, o IPC cresceu 2,69%, em relação ao trimestre homólogo do ano anterior.

Este mês, Pequim anunciou que a inflação no gigante asiático cresceu 2,7% em junho, em termos homólogos, impulsionada pelo preço dos alimentos, em parte devido à peste suína que afeta o país.

Mais de um milhão de suínos foram abatidos desde que o primeiro caso de peste foi registado em agosto passado, segundo o Ministério da Agricultura chinês.

A peste suína africana não é transmissível aos seres humanos, mas é fatal para porcos e javalis. O surto atual começou na Geórgia, em 2007, e espalhou-se pela Europa de leste e Rússia, antes de chegar à China, em agosto de 2018.

Tópicos
pub