Taxa de inflação em Macau fixa-se em 3% em junho

| Economia

A taxa de inflação em Macau foi de 3% nos 12 meses terminados em junho, em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, indicam dados oficiais hoje divulgados.

De acordo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), a subida do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) devido, sobretudo, aos preços da educação (+5,62%) e dos transportes (+5,43%).

Em junho, o IPC subiu 2,6% em termos anuais, "impulsionado, principalmente, pelo aumento dos preços das refeições adquiridas fora de casa, dos automóveis, da gasolina, da fruta e da carne de porco fresca, bem como pela ascensão das rendas de casa", indicou a DSEC, em comunicado.

No segundo trimestre deste ano, o IPC cresceu 2,69%, em relação ao trimestre homólogo do ano anterior.

Este mês, Pequim anunciou que a inflação no gigante asiático cresceu 2,7% em junho, em termos homólogos, impulsionada pelo preço dos alimentos, em parte devido à peste suína que afeta o país.

Mais de um milhão de suínos foram abatidos desde que o primeiro caso de peste foi registado em agosto passado, segundo o Ministério da Agricultura chinês.

A peste suína africana não é transmissível aos seres humanos, mas é fatal para porcos e javalis. O surto atual começou na Geórgia, em 2007, e espalhou-se pela Europa de leste e Rússia, antes de chegar à China, em agosto de 2018.

Tópicos:

Consumidor IPC, Estatística, Geórgia, Macau,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.